Eneagrama

Eneagrama, são símbolos de 9 pontas, como mapas, que ajudam a pessoa a investigar como os elementos neles descritos estão presentes em nossas vidas, e em que situações são benéficos ou prejudiciais.
O objetivo principal é ampliar a consciência de nós mesmos e das diferenças entre pessoas, aprendendo respeitar a si e aos outros.

A base terapêutica é a psicoterapia corporal de orientação reichiana (Wilhelm Reich, 1897-1957). Principalmente no contexto das fases de desenvolvimento da personalidade, couraça muscular do caráter e caractereologia das defesas. Esta base terapêutica nos permite utilizar o eneagrama dos 9 Vícios Emocionais (raiva, orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxúria e indolência), oferecendo uma relação direta destas emoções com a organização muscular. Quando falamos de medo, por exemplo, não nos prendemos apenas ao comportamento desconfiado, mas às tensões típicas que estão relacionadas a essa emoção, como diafragma alto, respiração curta, ansiedade e tensão no segmento ocular. Criamos o contexto de como nos organizamos para sustentar todas as funções paralelas relacionadas ao medo, e descrevemos conteúdos típicos que se manifestam na consciência sustentada por essa emoção.
Esta orientação nos permite reconhecer comportamentos idênticos sustentados por emoções diferentes, ou, ainda, comportamentos opostos sustentados pela mesma emoção.
Saímos da questão o que a pessoa faz e o que diz, para como faz e como diz, oferecendo aos participantes uma ferramenta de observação objetiva, e não necessariamente interpretativa.
Não existe um padrão de comportamento melhor do que outro. O importante é ampliar o reconhecimento de como organizamos nosso próprio padrão, e onde estão as disfunções que não nos são saudáveis e não contribuem para nossa qualidade de vida.
A ampliação da consciência de nós mesmos e das pessoas que nos rodeiam, permite buscar novas maneiras de nos expressarmos, respondendo mais aos nossos reais anseios e menos aos desejos relacionados ao padrão de comportamento.

Redes Sociais


Artigos recentes

Depoimentos

  • ~ Ótima empresa

    "Gostamos muito de sermos atendidos por essa empresa, com muita qualidade e atenção. Leopoldo Silva Gerente de"

  • Ler mais »